segunda-feira, 5 de março de 2012

Otaku Senshi- as sailors feitas por fãs!

.
“Mas metalgeisha, Sailor Moon é coisa de menina!” Não temam, meninos que preferiam ver o Seiya queimar seu cosmo ao invés de ver menininhas pulando de saia. O Tuxedo Mask pode ser um sonho erótico louco da Naoko Takeuchi, mas ninguém precisa ser como ele. Porque não um universo de Sailor Moon mais sério, com batalhas de verdade? Com caras que não atacam com rosas e sim com espadas decentes?
Esse é meu objetivo com minha fanfic que está pra sair a anos. Um dia eu escrevo, quem sabe.
Bem, tratarei da mitologia (que é melhor explicada no mangá) em algum post futuro, mas primeiro vamos ver como é interessante e até mesmo construtivo criar sua própria Sailor Senshi.
Começando pelo começo

sedna, objeto transnetuniano
O mesmo começo de todo personagem: pesquisa! Claro que você pode chamar sua guerreira de Sailor Cometa, Sailor Buraco Negro, Sailor Estrela. Mas não é muito mais legal ter um nome único e interessante? Agora que estão sendo descobertos um monte de planetas fora do sistema solar, há um grande potencial para guerreiras únicas. Isso sem contar que não precisa necessariamente ter um corpo celeste guardião, criaturas mitológicas e tal também servem muito bem. Ou invente planetas, sei lá!

Não se importe em usar um pouco de licença poética pra mudar as coisas também. Quando eu fui criar a Sailor Sirius, percebi que nenhum nome de ataque ficaria bom usando “cachorro” no meio. Então mudei pra lobo, mais épico né. E se a Naoko Takeuchi pode trocar Saturno com Plutão, eu posso transformar Sirius  em um lobo!

Outra coisa: no original, os nomes das Sailors e seus ataques são todos em inglês, questão de sonoridade. Eu gosto de manter isso nas minhas também, porque realmente fica melhor assim.

Pesquise, encontre algo que você ache legal, inspire-se. Sailor Moon me fez pegar gosto por astronomia, e na época que eu adorava criar, eu era super ligada nas descobertas de planetas novos!

Grupos e Hierarquia

Raramente uma sailor guerreira existe sozinha. Toda a série gira em volta de grupos diferentes de guerreiras, normalmente de 4 ou 5, que costumam proteger uma delas. Na série, é assim:

Inner Senshi (Planetas do Sistema Solar interior)

Sailor Moon
Sailor Mercury
Sailor Mars
Sailor Jupiter
Sailor Venus
Outer Senshi (Planetas do Sistema Solar exterior)

Sailor Pluto
Sailor Uranus
Sailor Neptune
Sailor Saturn
Essa divisão é graças a um cinturão de asteróides que fica no meio do Sistema Solar, aliás.

No anime, todas essas sailors existem apenas como guardiãs de Sailor Moon, a Princesa Serenity. Porém, no mangá, é dito que todas as sailors são princesas de seus próprios planetas. Como Sailor Moon é a guardiã do Ginzuishou – o Cristal de Prata – que é um dos artefatos mais poderosos do universo, provavelmente é por isso que as outras princesas ficam na linha de frente para protegê-la.
.

Maaasss isso é detalhe.
Quem realmente vai fazer uma fanfic ou coisa assim costuma fazer um grupo inteiro novo de Sailors. As minhas guerreiras baseadas em constelações são as Star Senshi, as baseadas em objetos no exterior do sistema solar são asExiled Senshi… Mas poderiam haver Asteroid Senshi, Zodiac Senshi, depende do que você achar melhor.
Senshi, aliás, é a palavra pra guerreira.
Após todo o grupo ter sido escolhido baseado em um tema, você pode trabalhar um pouco as personagens e as relações entre elas de acordo com a mitologia até certo ponto. Por exemplo, Sailor Mars e Sailor Venus vivem trocando faíscas. Sailor Jupiter é a mais alta das sailors, Júpiter é o maior dos planetas. E por aí vai.
miranda, o castelo de sailor uranus e uma das luas do planeta
Elementos e Ataques
Apesar de no anime os ataques serem pouquíssimo explorados, o mangá passa a idéia de que as Sailors podem manipular seus elementos como quiserem e possuem uma gama variada de ataques. Sailor Mars pode  fazer uma bola de fogo da forma que quiser e chamar de Porco Flamejante de Marte que tá valendo.
Tenha em mente um ou dois elementos básicos e algumas coisas da mitologia que você usou pra criar a guerreira. Pra fazer uma lista de ataques direitinha, é bom seguir um padrão:
Tenha em mente um ou dois elementos básicos e algumas coisas da mitologia que você usou pra criar a guerreira. Pra fazer uma lista de ataques direitinha, é bom seguir um padrão:
  • Dois ataques fracos, elementais ou baseados em uma arma
  • Uma magia de suporte (escudo, cura, desorientar, paralizar)
  • Um ataque mais forte
  • Um ataque lendário, que provavelmente possui consequências de sua utilização
  • Um ataque em grupo (se tiver)
Os ataques ficaram em um formato muito bom no jogo Sailor Moon: Another Story . Além de ter ataques raros, como o Venus Winky Chain Sword , tem um sistema de combinar poderes bem interessante, como o Fire Scream (Sailor Mars + Sailor Pluto).
Lembrem-se também de que, quando uma sailor consegue uma nova transformação, ela ganha ataques novos. Não necessariamente ela perde os velhos, pelo menos no mangá.
Roupas
Uma das partes mais importantes! Se você souber desenhar, beleza. Mas se precisar de ajuda, sempre existem ótimos geradores por aí, apesar de não conseguirem reproduzir traços mais únicos.
A roupa de uma guerreira costuma seguir um esquema:
 
Normalmente o uniforme tem uma cor primária e duas secundárias. O broche pode ser de uma forma diferente, o laço pode ser mais comprido, pode ter duas saias sobrepostas, pode ser apenas um maiô… Na saga Stars, por exemplo, aparecem um monte de Sailors super diferentes. É bom dar uma olhada pra se inspirar !
O melhor gerador de roupas pra sailor que conheço está no Doll Divine . Não é tão variado quanto poderia, mas é lindo e super bem feito!
Itens
Toda Sailor tem um item de transformação. Na série, Sailor Moon tem sempre um broche diferente de acordo com a temporada, mas as outras se transformam com canetas ou mini-báculos.
Mas na verdade qualquer coisa poderia ser um item de transformação. Um pingente, uma faca, um fone de ouvido … Qualquer coisa tá valendo.
As únicas Sailor Senshi da série que possuem armas de verdade são Sailor Uranus com sua Space Sword e Sailor Saturn com a Silence Glaive.  Porém, Sailor Moon tem várias versões diferentes de báculos e Sailor Pluto possui um enorme cajado com o qual controla o Portal do Tempo. Novamente, fica ao gosto do freguês, mas eu acredito que armas deixam tudo mais legal :B
Além de tudo isso, Sailor Moon e suas amigas ainda tinham incríveis relógios comunicadores! Não fazem muito sentido em uma época que todos tem celulares, mas ainda é legal…
Henshin!
A transformação provavelmente é a parte mais fodarástica do anime. Apesar de algumas poderem durar vários segundos, a impressão que dá é de que na real a coisa demora só um ou dois (eu duvido que um vilão ficaria esperando ela se transformar, né). Claro, o discursinho pós-transformação é altamente dispensável.
Para se transformar, você precisa de um item de transformação e uma frase de impacto. Em Sailor Moon, a palavra mágica é Make-Up! Então se você notar, a frase é sempre “nome da coisa aqui prism/star/crystal/cosmic/seilápower, Make-Up!”
Não é regra, mas soa bem legal assim.
Daí tem toda a frescurada, fitas, fachos de luz, pétalas, fogo, you name it.
A não ser que você seja o Tuxedo Mask. Aí sim, sua transformação será um cocô.
Para os meninos
Se você quiser ser um cara que luta em Sailor Moon, não se preocupe: Você não precisa ser o Tuxedo Mask. Pense, na verdade, que ele é King Endymion, o governante de toda a Terra, e que os seus generais  são bem legais! As pessoas estranham não haver uma Sailor Earth, mas é porque ele já é o guardião da Terra. Ele possui suaStar Seed própria e tudo mais (explicarei a importância disso em outro post).
Sendo assim, qualquer cara poderia ser guardião de um corpo celeste, só não é uma Sailor nem usa uniforme, o que dá uma variedade maior ainda a Knights (já li chamarem assim em algum lugar) nesse universo. Pode colocar uma armadura, uma roupa diferente, usar espada e escudo, você que sabe. A transformação pode ser baseada muito mais em um item que se desdobra em uma arma e nada acontecer com a roupa.
Uma coisa que eu fazia ao fazer guerreiros homens era nomeá-los de acordo com outras divindades de certo corpo celeste. Chamei o guardião do sol junto com Sailor Sun de Apollo, por exemplo. Também não tem nada dizendo que não pode ter dois guardiões em um planeta só. Quanto mais melhor!
Só por favor, fiquem longe das rosas. Deixem elas pro Afrodite de Peixes.
Bem, acho que já dá pra começar um personagem legal com o que já tem. Postarei na próxima vez sobre a vida civil de um personagem de Sailor Moon. Se é que interessa a alguém…
Quem sabe em tempo mais felizes eu consiga mestrar outro desses ;P
Para mais informações sobre a série: The Oracle 

Espero  que tenha gosta e que isso possa ter ajudado você cariar a sua sailor guerreira.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Norma Editorial anuncia mangá de Sailor Moon na Espanha

 Norma Editorial informou em seu painel que possui os direitos de lançamento do mangá de Sailor Moon, uma das obras mais esperadas do ano.
Segundo a editora, o mangá será publicado no formato deluxe japonês, em 12 edições (mais as histórias curtas), além de páginas coloridas. O lançamento está previsto para coincidir com o 30º Salón del Cómic de Barcelona, de 3 a 6 de maio de 2012. A periodicidade será bimestral.


Os rumores de que a Espanha seria o próximo país a lançar o mangá surgiram há alguns meses a partir de um comunicado da editora Glenát de que as licenças da série haviam sido adquiridas, mas não por ela. Desde então, os fãs espanhóis (e por que não do mundo) aguardavam o anúncio oficial.

Ao que tudo indica, a seguir será a vez da França!

Fonte:Deculture